domingo, 5 de junho de 2011

Ensaios

A humanidade vem passando por inúmeras mudanças, e nós aprendemos a lidar com elas. Há muitos anos, a invenção da imprensa permitiu, aos poucos, o acesso a textos e livros da época, possibilitando a livre interpretação destes, isto é, a independência das imposições católicas. Após este grande avanço, o hábito de ler um livro se tornara mais frequente. Grandes escritores deixaram sua contribuição para a literatura, de acordo com os padrões de suas épocas. Os modelos e as tendências artístico-literárias foram modelados e hoje são estudadas em todo o mundo.
Se não fosse por eles, haveriam muitas lacunas em nossa história e grandes buracos em nossa cultura. Mas e agora? Com esta geração atual deixará seu legado para as próximas? A cada dia que passa perdemos mais o costume de escrever, de apontar um lápis ou afastar as lasquinhas de borracha. Pior que isto, é nem mesmo lembrar em qual prateleira estará os livros empoeirados. O uso do papel está diminuindo. As enciclopédias há muito já foram substituídas pelo Google, e os diários pessoais por blogs e pelo Twitter. E qual será o destino das incríveis histórias que guardam os livros?
O cinema é uma boa alternativa. Muitos livros já viraram filmes e possibilitaram alguns preguiçosos de conhecerem suas tramas. Mas até quando o escurinho, a telona e a pipoca do cinema substituirão o prazer de, sentados à rede, página após páginas, desvendar os mistério que esperam as próximas palavras? A leitura de um livro promove sabores, sons, imagens, cheiros, jamais conhecidos, que cada um cria o que lhe for mais conveniente, ou menos.
Nada exercita mais o nosso cérebro do que a imaginação. Criar situações novas, ensaiar diálogos, desenhar cenários, compor a trilha sonora, preparar novas receitas. E então nos transportamos para esse novo mundo e atuamos como nosso personagem favorito. Por mais que os filmes façam sucesso, não será fácil vencer os livros e tudo o que eles nos proporcionam. Embora vazias, as bibliotecas continuaram a existir, embora empeirados, os livros não irão se desfazer, estando sempre prontos para que em um dia chuvoso alguém os encontrem e ressuscitem suas histórias fantásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário